terça-feira, 24 de junho de 2014

{quatro anos se passaram...}



...e eu estou de regresso. não só estou de regresso a este blog, como regressei à dieta pobre em polissacarídeos [vulgo, dieta sem amido].

a razão que me levou a este regresso foi, essencialmente, uma: as dores, também elas, regressaram. nos últimos quatro meses, a espondilite reapareceu e, com ela, a rigidez, as dores insuportáveis, as noites mal dormidas... a minha qualidade de vida teve um revés inacreditável. eu já não me lembrava como podia ser tão mau...

por uma questão de  acomodação, voltei à terapêutica de 2006. contudo, pouco aliviou... fez efeito nos primeiros quatro dias. eu sabia que a única e derradeira solução seria alterar o meu regime alimentar: teria de regressar à dieta pobre em polissacarídeos [vulgo, dieta sem amido].

hoje, conto com seis dias de dieta. hoje, sinto o meu corpo bastante melhor. sem dor ou rigidez matinal. a inflamação que sentia, também ela, desapareceu.

no terceiro dia, já consegui andar, de novo, de bicicleta e não senti qualquer dor - nem durante, tão pouco após o exercício. mais uma vez, a dieta mostrou que é a solução.

foi um pouco complicado voltar ao regime anterior. eu adoro - para não dizer que sou uma autêntica viciada - pão e leite. o meu organismo também de ressentiu da falta de hidratos de carbono, apesar de eu ter optado por manter o arroz. mas, ao sexto dia, já me sinto com mais forças.

a opção de manter o arroz foi bastante ponderada. no início desta caminhada, quando comecei a dieta, só introduzi o arroz, ao quarto mês. desta vez, tentei perceber se seria necessário, ou não, fazer uma dieta tão rígida. ate agora, penso que este regime alimentar, tal como está, neste momento, está a cumprir com os objectivos: diminuir a rigidez matinal, diminuir a inflamação e, claro, diminuir a dor.

agora, é continuar a caminhada...